sábado, 10 de janeiro de 2015

PRIMEIRO PASSO: Como sair da depressão?



Após pesquisar, e ser indicado por vários amigos, procurei pela primeira vez um psiquiatra. Eu tinha um preconceito muito grande, pois achava que era coisa para gente DOIDA. E como foi importante no processo!

 Com base nos meus estudos em artigos científicos, sites e etc, vou informar de maneira geral sobre a depressão para que você entenda, de uma vez por todas que é um doença e precisa ser tratada!

A depressão é um transtorno mental que pode significar tanto um sintoma de vários distúrbios emocionais quanto uma doença mental. A psicopatologia (ciência que estuda os estados psíquicos patológicos) identifica a depressão por meio da verificação de três sintomas fundamentais:

1. Sofrimento moral – sintoma mais marcante da depressão, o paciente se considera muito inferior aos outros, sentindo-se incompetente, fraco, inútil, indigno e rejeitado.

2. Inibição psíquica – Fadiga, lerdeza, perda da capacidade de tomar decisões, lentidão psicomotora, desinteresse e comprometimento da consciência.

3. Estreitamento Vivencial/Anedonia – Significa incapacidade de sentir prazer. O paciente não consegue encontrar motivos para se animar.
Isso são "sintomas" no entanto, o processo depressivo gera uma alteração bioquimica e fisiológica, ou seja, não afeta penas seu psicológico, altera o funcionamento do teu corpo, visto que os níveis de neurotransmissores são alterados. Assim, não trata-se apenas do PSICOLÓGICO, como muitos pensam, e por isso, é necessário procurar um PSIQUIATRA, para que ele entre com a medicação correta, visando normalizar seus neurotransmissores relativos aos aspectos depressivos. É IMPORTANTE que não se interrompa o tratamento, pois isso pode piorar, gerando ainda mais desorganização dos seus neurotransmissores.
FOI O QUE EU FIZ. Procurei um psiquiatra, e nessa consulta, abri o jogo TOTAL com ele, disse tudo a respeito, o por que estava mal, disse que não queria mais ser gay, disse que queria ter familia, andar de maos dados com minha mulher sem medo de chacota, mas que todos diziam que era um caminho sem volta, e pedi esclarecimento profissional, e olha só o que ele disse:
"Wladmir" antigamente o homossexualismo era considerado doença, depois passou a ser entendido como um transtorno mental, porém, as comunidades GLBT tem sido muito incisivos em relação ao preconceito, e isso tem feito engolirmos a seco que ser homossexual é normal! 
Vi que ele ficou com muitos "dedos", pois estava havendo na época muita discussão sobre projetos de leis e acontecimentos relativos a homossexualidade. Então perguntei a opinião profissional e ponto de vista do mesmo, e ele me disse:
"Hoje não podemos falar mais nada, que é entendido como preconceito, mas o que eu acredito é que realmente o homossexualismo é um disturbio de comportamento que pode ser tratado, MAS NÃO É UMA DOENÇA"
Fiquei muito intrigado e pensativo com o que ele me disse, e realmente bateu com tudo que li a respeito na internet. Muitos países ainda entendem o homossexualismo como doença. Também não acho que seja doença, acho que seja uma alteração da sexual. Leia o livro do Cohen, que eu citei no post passado, e verás que nas terapias que ele fazia com gays, todos apresentavam algum trauma, inibição ou qualquer situação que deixava a pessoa fragilizada e que gerava a necessidade de procurar uma pessoa do mesmo sexo. (o livro é muito interessante, me identifiquei EM MUITOS MOMENTOS do livro).

Geralmente a psquiatria não trata a causa, a psicologia sim! Mas na minha adolescência, como já contei para vocês, tive uma grande decepção com uma Psicóloga, o que me deixou por muitos anos desacreditando, mas resolvi ir mais uma vez PESQUISAR sobre esses profissionais. E mais uma vez recorri a internet.

Procurei sobre tratamento de gays; Cura gay; e o diabo a quatro..rs.. encontrei coisas absurdas, desde o exorcismo, até a clínica de recuperação. Vi Psicólogos dizendo em blogs que faziam o trabalho de ACEITAÇÃO da homossexualidade... COMO ASSIM?????? ACEITAR O QUE EU NÃO QUERO ACEITAR???? CADÊ MEU LIVRE ARBÍTRIO? Em um desses sites resolvi pesquisar a fundo o profissional Psicologo que estava dizendo aquilo, e advinha a orientação sexual dele: HOMOSSEXUAL. Sinceramente, uma PUTA SACANAGEM! Imagina quantas pessoas passaram pela mão desse indivíduo, e não tiveram a opção de NÃO ACEITAR, visto que o lema dele era: SAIA DO ARMÁRIO. Juntando essas informações com a péssima experiência que tive na adolescência com uma Psicologa, comecei a desanimar de procurar um... 
Minha deprê tinha me feito desanimar de tudo, trabalho, sexo, amor e etc... Comecei a ficar no vermelho financeiramente e então, em um dos locais que eu trabalhava, disse a minha superior que estava depressivo e muito mal. Ela disse: VÁ A UM PSICÓLOGO que eu conheço, ela resolverá seu problema. Eu já nem acreditava mais, e juntando ao fato de estar ficando no vermelho, disse que não tinha condições naquele momento de arcar com custos. Essa superior, tomou a frente, ligou para essa conhecida dela, que aceitou o caso, fazendo uma troca de serviços. BINGO!  Já marcamos para o dia seguinte, pois meus dias estavam escuros e enegrecidos, sem graça, desmotivantes, e com um aperto no peito ferrado. Chorava MUITO nessa época, nada estava bom... DEPRESSÃO DOS INFERNOS! Você que está passando por isso, FORÇA, há uma luz no fim do túnel.

Na primeira consulta fui armado até os dentes (pensa, estava mal, depressivo, e fui armado com argumentos para tentar desmascarar o pisocologo..rs.. Já estava indo era para loucura mesmo, só pode..rs.. Brincadeiras a parte, já estava na verdade imunizado pelo que li, sobre o tal processo de ACEITAÇÃO). Para minha surpresa, ela disse que já tinha atendido vários casos iguais ao meu, e com grande parte hoje heterossexuais. JÁ DESARMEI na hora! 

Eu perguntei para essa Psicologa, mas e o tal processo de aceitação, daí ela me explicou, que o profissional ético, não trabalha com aceitação de nada, trabalha com o desejo do que o PACIENTE quer! Nossa, como fiquei aliviado e cheio de esperanças. Eu não conhecia ninguém que tivesse migrado para heterossexualidade, porém conhecia as pencas quem tinha migrado para homossexualidade. 

Dali para frente, o trabalho medicamentoso feito pela psiquiatria, junto com o suporte psicológico, feito por um psicólogo e minha ENORME sede de ser heterossexual, me levaram, enfim, ao homossexualismo... Nos próximos posts, vou contar detalhes de como foi esse período, pois obviamente, não foi fácil, tampouco rápido... Porem os resultados na diminuição da depressão começaram a aparecer, vi uma luz no fim do túnel, meu entusiasmo e ânimos voltaram a aparecer, enfim, um novo caminho começava a ser traçado.




3 comentários:

  1. No último parágrafo tá errado não? Da metade da segunda linha até o início da terceira. Não deveria ser: enfim, à heterossexualidade

    Cara, continua contando! ^^,

    ResponderExcluir
  2. Poderia me passar os nomes do profisssionais q o ajudaram( urologista é psicológico )? Pois já procurei esses tipos de profissionais e eles só me incentivaram a continuar como estou, grato

    ResponderExcluir
  3. O blog citado pelo autor mudou para WWW.OSEXGAYS.COM

    ResponderExcluir