sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

ACEITAÇÃO OU IMPOSIÇÃO?


Embora eu não tenha descrito nos outros posts, que é uma sequencia para entender de forma breve minha trajetória, sempre analisava as situações e ficava chateado (horas mais chateado, horas menos cheteado), com pensamentos de NÃO QUERO SER GAY. Embora fossem bons os momentos com os amigos, fossem boas as festas, e tantas outras coisas, no fundo eu não queria. Sempre vi muito preconceito, mas NUNCA presenciei algo relativo a esse fato pelo menos não comigo e nem com o grupo de amigos gays que andávamos. Porém, no fundo não era aquilo que queria para mim.

Era interessante, como esse assunto sempre surgia entre as pessoas que conviviam comigo (amigos) ou em conversas aleatórias em praias ou locais que outras pessoas gays ou heteros que estavam comigo (praia, bar, restaurante, enfim). SER GAY É QUESTÃO DE ESCOLHA? SER GAY É GENÉTICA? É PREDISPOSIÇÃO DIVINA? Entre outras questões... Era batata! toda vez a conclusão era próximo a "Se fosse questão de escolha, eu não escolheria ser gay, mas não é!"... Era uma questão clara de ACEITAÇÃO da própria sexualidade. Eu aceitava aquilo ali na hora, inclusive por ser mais conveniente e por "doer" menos, porém, no fundo eu ficava inquieto... As respostas aos questionamentos eram sempre tão superficiais: você por que nasceu assim; você é por que Deus quer; Você é por que é genético, e cadê as provas? Embora dizer que ser gay não era opção, pois cada um nasce gay ou nao, isso não era o que meu coração acreditava, porém era o que meu coração queria "ouvir" para "doer" menos... Porém, Virava e mexia eu ia atrás de informações em livros e internet, buscando entender a origem da homossexualidade, como identificar, e etc, mas sempre as informações era fracas e vagas... Eu via um depoimento aqui, outro ali, sem muitas histórias a mais, e das poucas histórias, muitas eram relacionadas a igreja e a conversão de determinadas religiões, mas nada cientifico, nada comprovado...

Sempre muito POLÊMICO esses assuntos... Inclusive a "CURA GAY", projeto de lei brasileira de alguns pastores, foi uma bomba. Esse termo CURA GAY me agrediu muito, mas após ter digerido, resolvi tentar entender o que era pretendido, e não era CURAR ninguém, e sim oportunizar mudanças para QUEM QUISESSE... Mas a comunidade GLBT e outros ativistas não entenderam assim, e virou o que virou. Acredito que foi muito infeliz o termo CURA GAY, porém, a essência do que foi proposto era salutar.

Porém, alguém falar de algo que é o que vivemos o dia-a-dia, que é o que somos, realmente é desconfortável, e embora não esteja de acordo com a postura dos ativistas, eu entendo a desconforto... Porém, todos tinham que perceber que haverá opiniões diferentes, escolhas diferentes, e o respeito deveria ser a máximo entre todos, e sabemos que infelizmente não é. Relaciono muito esse fato ao filme X-MEN, acho que o CONFRONTO FINAL, onde encontra-se a cura para os mutantes, onde  muitos querem ser curados, pois não querem mais viver uma vida escondido, acuado, e outros não querem, porém, querem gerar uma guerra para que ninguém seja curado. É muito próximo a nossa realidade...

Vou sugerir inclusive uma dinâmica. Assista o filme, e se coloque do lado de quem quer ser curado, e veja as dificuldades desse grupo. Depois assista novamente, e se coloque do lado de quem NÃO quer ser curado e veja como eles agem. Após essas 2 situações, veja como ocorre na realidade, e veja se é muito diferente...Só quero te fazer PENSAR... ANALISAR... e não engolir algo goela abaixo...

Então comecei a observar o comportamento dos gays (amigos ou mesmo da comunidade gay em geral) em relação ao fato de alguém nao querer ser gay, ou alguém ter deixado de ser... ou ter uma opinião diferente ao que a maioria dos gays tem... e notei o quanto os próprios gays também são preconceituosos. Sem lógica né!? Mas observem para verem: Se tu disser que não quer mais ser gay, veja o que em geral vão falar: tu nao vai conseguir; tu é biba e pronto; você está renegando os gays; você está querendo aparecer; e por aí vai, insluve vivi MUITO isso, e depois descreverei com mais informações. Era tão escancarado esse preconceito, que eu notava que os gays mais masculos (barbies), não gostavam dos efeminados; ou das travestis; enfim, eu via MUITO esse PRECONCEITO. Um grupo que se diz tão martirizado e que sofre tanto preconceito como dizem, eram os que menos deveria apresentar preconceito (pelo menos era o que eu pensava). Essa vídeo abaixo, representa bem isso que estou falando... Essa Trans não pode nem ter seu ponto de vista, que já foi perseguida e ameçada... Vale a pena dar uma olhada no vídeo!



Há, parece, que uma corrente que quer gerar a aceitação sem reflexão nas pessoas, e isso, meu querido(a), tem grande possibilidade de te aprisionar a uma aceitação de certa forma FORÇADA. Ser ou não ser, eis a questão! porém a questão que é VOCÊ que tem que definir, e não a comunidade GLBT, ou seus amigos gays, ou seus pais, ou ninguém, se tu for ou não, é uma questão INDIVIDUAL, ou seja, uma questão tua! Não aceite os outros te definirem, difina-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário